Jardim de infância

As atividades letivas com as educadoras no Jardim de Infância António José de Almeida decorrem diariamente entre as 9h00 e as 15h30. Fora desse horário, têm lugar as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), que são desenvolvidas pela APEE em parceria com o Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Areeiro, por delegação de competências da CML. Procuramos adequar o seu funcionamento às necessidades da escola, com benefícios de organização para as crianças, educadoras e pais.

Tentamos contribuir para o bem-estar das crianças na escola, dando-lhes estabilidade, apostando nos professores e monitores que com elas trabalham. Apostamos também na diversificação das atividades, pois entendemos que esta permite alargar as experiências das crianças e desenvolver os seus talentos.

Grupo 1 - Susana Rodrigues

Grupo 2 - Elsa Coutinho

Apoio / Biblioteca JI - Ana Cardoso

Mensalidades

As mensalidades do Horário Normal são:
– Escalão C do SASE: 25,00 EUR
– Escalão B do SASE: 15,00 EUR
– Escalão A do SASE: 5,00 EUR

As mensalidades do Horário Suplementar são:
– Escalão C do SASE: 50,00 EUR
– Escalão B do SASE: 30,00 EUR
– Escalão A do SASE: 10,00 EUR

O Horário Suplementar inclui o Horário Normal. Irmãos têm desconto.

Horários

Durante os períodos letivos existem dois horários:

O Horário Normal compreende os períodos entre as 09h00 e as 17h00.

Atividade letiva:

- 09.00h às 10.30h

- 10.30h às 11.00h (intervalo da manhã)

- 11.00h às 12.30h

- 12.30h às 14.00h (almoço)

- 14.00h às 15.30h

- 15.30h às 16.00h (intervalo da tarde)

- 16.00h às 17.00h (AAAF)

O Horário Suplementar inclui o Horário Normal e compreende ainda o período entre as 17h30 e as 19h00 (para atividades livres).

Das 17h30 às 19h00 pode ainda inscrever-se nas Escolinhas, que têm lugar na EB1.

Notícias JI

Ano letivo 2022-23

Calendário

SIGA – REFEIÇÕES ESCOLARES

Utilização da plataforma SIGA e marcação de refeições

Inovar consulta – alunos

Acesso

APELO da ANALICE

Doação de medula

ver todas
Motricidade
Esta atividade visa a realização de movimentos locomotores, posturais e criativos através da expressão corporal, introduzindo diversos jogos infantis pré-desportivos. Fazem parte dos objetivos desta atividade a cooperação com os colegas, o respeito pelas regras dos jogos, a coordenação e agilidade, resistência e força, e a concentração e ajuste do comportamento em função das próprias ações e das ações e reações dos pares.
Xadrez
A atividade de Xadrez é desenvolvida através de jogos de aprendizagem diversificados, sempre com base no tabuleiro e peças de Xadrez. Estes visam promover a sensibilidade e o gosto pelo jogo, e a aprendizagem dos movimentos das peças e dos princípios básicos de estratégia. Vários estudos comprovam que a aprendizagem do Xadrez, na idade pré-escolar, traz significativas vantagens para as competências académicas das crianças.
Teatro
O Teatro é uma linguagem que é comum a todos, independentemente da sua raça, cultura, formação, educação ou capacidade. Esta actividade propõe que cada criança participe, contribuindo com a sua imaginação e conhecimento, tentando para isso criar uma linguagem comum e uma representação que utilize apenas o corpo como principal ferramenta de trabalho. Uma narrativa de movimento, descobertas e surpresas que envolve as crianças num jogo de cumplicidade colectiva e familiar.
Inglês
Esta atividade procura, numa primeira abordagem ao Inglês, demonstrar às crianças uma nova de se comunicar. Através de uma maneira lúdica, as crianças têm contacto com uma nova língua da mesma forma que aprendem um novo jogo ou uma nova brincadeira.
Filosofia
Com base na interpretação e discussão conjunta de novelas filosóficas inseridas na realidade concreta das crianças, é escolhida uma questão que orientará um diálogo. Procura-se, assim, despertar o espírito crítico e a capacidade argumentativa, despoletar o raciocínio ético ao nível dos valores e responsabilidade moral, incentivar a participação cívica e democrática das crianças, e fomentar as relações de respeito e tolerância para com o outro.
Música
A Música é uma arte ancestral que traz inúmeros benefícios quando aprendida na infância. Esta atividade procura estimular as aptidões inatas das crianças, trabalhando aspectos rítmicos, auditivos e vocais, e abordando ainda aspectos do movimento e do trabalho em conjunto.