Apresentação

Migrações no séc. 21 – de estudos de caso ao envolvimento em trabalho voluntário

 

A migração forçada é um dos mais preocupantes fenómenos sociais. O registo de migrantes forçados em todo o mundo ultrapassa os 50 milhões e não pára de aumentar. O número médio de pessoas que chega a Portugal é de 500/ano e a Áustria tem sido um dos países de acolhimento de refugiados chegados à Europa vindos da Síria, Afeganistão,  Etiópia, etc. via Mediterrâneo.

Há que reconhecer que o apoio dos governos tem sido insuficiente, necessitando a sociedade civil de se mobilizar para acolher estes homens, mulheres e crianças que procuram uma vivência mais digna para a sua condição humana. O trabalho voluntário é uma realidade no mundo e em Portugal tem aumentado o número de pessoas dispostas a ajudar.

É certo que a Escola assume-se cada vez mais como uma instituição promotora do desenvolvimento integral, pelo que não pode descurar, a par da formação intelectual, a formação pessoal e social, enquadrando-se nesta, com relevância, a oferta de experiências de voluntariado.

Assim, assume especial pertinência o desenvolvimento de um projeto curricular, interdisciplinar que equacione o voluntariado no quadro da análise dum fenómeno social a que não podemos ser indiferentes. Além disso,  a possibilidade de se trabalhar em parceria com uma escola austríaca, onde muitos alunos são filhos de famílias acolhidas pela cidade,  constituí uma enorme mais-valia para toda a comunidade escolar.

 

As Coordenadoras do projeto:

Prof. Maria José Remédios

Prof. Teresa Barros

 

Migrations in the 21st century

Children’s rights

Fotos

Our Austrian partner

Our Austrian partner

Some products

Open letter and questionnaire

Students presenting their research work on “Refugees”

Research presentations

Study trip

Reasons and photos

ver todas