Apresentação

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

O Plano Nacional de Cinema tem como objetivo principal fazer chegar a linguagem cinematográfica ao maior número possível de jovens de forma a criar a ponte entre a atualidade e a herança que o cinema tem deixado ao longo da sua vida e que assume uma influência inegável no desenvolvimento de qualquer sociedade.

Este plano propõe-se promover a literacia na leitura e interpretação de imagens em movimento, por oposição à infindável produção de conteúdos com que somos confrontados diariamente, nos produtos criados pelos media e publicidade. Em simultâneo propõe-se aprofundar, junto de alunos e professores, a capacidade de interpretação de alguns filmes da cultura ocidental e refletir sobre a sua contribuição para o nosso desenvolvimento cultural, social e pessoal.

 

Atividades

Indicações

Site da DGE, lista de filmes

Na toca do lobo

Cinema City Alvalade, 16 de dezembro – 10ºA, 11ºB e 11ºC

Adeus, pai

Culturgest, 25 de novembro – 11ºB

Blind Cinema

Participação do AEDFL nos dias 7 e 8 de novembro

Indie no Filipa

1ª sessão com Leonor Teles, a jovem realizadora vencedora do Urso de Ouro 2016 para a Melhor Curta Metragem

ver todas