Quando damos um abraço fechamos muito os olhos e fica escuro.
Um abraço triste faz ficar o coração azul da cor da água… preto quando estamos furiosos.
ABRAÇOS, o tema escolhido pelos alunos, para a escrita de um livro, no âmbito do projeto de parceria com a Fábrica de histórias, FDH Cabeçudos.
E assim mais um ano de passos na escrita, ilustração e animação de um filme num trabalho colaborativo e de mobilização coletiva à volta dos pensamentos e ideias dos alunos.
Escrever de uma forma liberta e desenhar as emoções foram uma das finalidades intrínsecas ao processo e percurso a vivenciar na construção de um livro coletivo no olhar singular dos alunos e de cada um deles numa escrita própria e identitária.
Assim iniciámos, com o Rui, Coordenador da FDH com a apresentação do projeto e uma conversa boa sobre abraços, significados, tamanhos e no fim desse momento, nas salas um cartaz de mote , “Abraços cruzados”.
Nós continuamos e partilhamos aqui neste espaço momentos de escrita, nas turmas do 4º ano e as sessões no Jardim de Infância, um dos momentos particulares nas interações que fomos observando:
Os alunos do 4º ano a dinamizarem estas sessões, a registarem o que ouviam, a perguntar, a ajudar, foi de entre muitos um dos momentos que queremos destacar, não só pelas competências envolvidas mas também pelas dinâmicas em contexto e com sentido no domínio da socialização escolar.
Outras etapas surgiram como a leitura de partes do texto final trabalhado pelos nossos pares, e desta, destacamos a Escritora Raquel uma das parceiras de bastidores e de revisão atenta da escrita dos textos individuais dos alunos, por forma, a não se perder o que era comum a todos, a par das diferenças do que se pensa e sente.
Nesta fase do nosso percurso da construção de um livro, contamos com a ilustradora Susana Bicho, que de uma forma muito própria os levou a desenhar e desenhar sem apagar, elementos do texto.
O que valida um processo / percurso são práticas colaborativas e as que se vivenciam saboreando o que se faz e aprende.
Bom olhar e leitura nestas mãos atarefadas e de momentos prazeirosos!
Em abraços confortáveis e de conjunto.
“Abraços mágicos da Terra e com poderes de Perlim…pim… pim” que de certeza contribuem para o conhecimento, através do que nos trazem.
Fotos