O projeto “Conhecer o passado, compreender o presente, perspetivar o futuro” surgiu da necessidade da existência de um tema comum e aglutinador que reforçasse o sentido de identidade e pertença.
As diferentes atividades propostas no âmbito deste projeto pretendem privilegiar a integração de diferentes áreas do saber, integrando nomeadamente as áreas curriculares disciplinares (Estudo do Meio, Expressões Artísticas, Língua Portuguesa e Matemática), considerando-se importante a definição de subtemas e a consequente distribuição pelos diferentes anos de escolaridade.
Subtemas
1.º ano – “Raízes do nosso passado” (realização de trabalhos de expressão plástica, de expressão musical e trabalhos de grupo; ouvir leituras diversificadas; visionamento de filmes e pesquisa orientada).
2.º ano – “Passado, presente e futuro” (recriar artesanato/preservação do património, por exemplo: reutilizar materiais para criar objetos do quotidiano e decorativos, com mensagens).
3.º ano – “Da Lisboa antiga à Lisboa do futuro…” (visitas de estudo à Junta de Freguesia do Areeiro e diversos monumentos; peddy-paper por Lisboa).
4.º ano – “No tempo das Rainhas e dos Reis” (realizar trabalhos de pesquisa; visitas de estudo a diversos monumentos).