Educar para Incluir
Como podemos educar as nossas crianças e jovens para abraçarem a complexidade associada à diversidade?
Que papel têm os pais na tradução desta realidade e na modelação de atitudes e comportamentos inclusivos?
Ser diferente é ter deficiência ou doença?
Como acolher as diferenças individuais?
Entre muitas outras, estas são algumas das perguntas que este tema nos suscita, e para as quais iremos procurar respostas que sustentem práticas de respeito, empatia, civismo e inclusão.
Dr. Marco Torrado
É Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Professor Universitário.
Trabalhou desde 2002 em várias entidades do setor social e do SNS, especialmente com grupos vulneráveis, jovens e famílias.
Doutorou-se em Ciências da Saúde, especialidade de Desenvolvimento Humano e Social, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2013.
Atualmente coordena o Serviço de Psicologia Clínica do Hospital CUF Tejo e é professor Auxiliar Convidado de Psicologia Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Dra.ª Sara Malcato
É licenciada em Serviço Social, com Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, especializada em Psicologia Clínica e da Saúde.
Desenvolve a sua prática clínica na área da Sexologia, Terapia de Casal, Terapia focada nas Emoções e Aconselhamento Parental.